sábado, 22 de junho de 2013

Movimento 'Acorda Maranhão' leva milhares de pessoas as ruas de São Luís

O imparcial

Logo no início da tarde diversas pessoas começaram a se reunir nas Praças Maria Aragão e Gonçalves Dias para participar do movimento '#Acorda Maranhão', organizado através das redes sociais.

Após reunir um número grande de pessoas, o movimento seguiu em caminhada pela Avenida Beira Mar, Praça Dom Pedro II, onde fica a sede dos governos estadual e municipal, passando por algumas ruas do centro da cidade rumo ao bairro São Francisco. A organização diz que foram cerca de 17 mil pessoas, a Polícia Militar, afirma que foram apenas cinco mil.

Policiais acompanharam discretamente a manifestação que foi dividida em dois grupos. Uma parte dos manifestantes que estava seguindo as orientações da organização do evento, após fazer uma parada na frente da Igreja Católica do bairro, retornaram para a ponte São Francisco e sentados cantaram o Hino Nacional, em seguida encerraram a manifestação na Praça Maria Aragão.

Um outro grupo continuou a caminhada em direção a Assembleia Legislativa do Maranhão, no local a segurança foi reforçada por um grande efetivo de homens da Polícia Militar, Batalhão de Choque e cavalaria. Na frente da Assembleia eles também se sentaram no chão e entoaram o Hino.

Todo o trajeto foi acompanhado por um helicóptero do GTA. 

O movimento "Acorda Maranhão" foi idealizado com o objetivo de chamar a atenção para a precariedade dos serviços públicos na área da saúde, educação, segurança, transporte e contra a aprovação de algumas Emendas Constitucionais, como a PEC 37, a Cura Gay também estava entre as bandeiras levantadas pelos manifestantes.

Incidentes
O único incidente registrado durante o movimento, foi o de um homem que tentou roubar o celular de uma garota no momento em que a manifestação passava pela ponte São Francisco. Encurralado pelos demais manifestantes ele devolveu o aparelho e com medo de ser preso, se jogou da ponte e foi resgatado por homens do GTA.

0 comentários: